O Prêmio Sesc de Literatura recebe inscrições até 2 de março para obras inéditas nas categorias de Romance, Conto e Poesia. Este concurso oferece aos vencedores a publicação de suas obras pela Editora Senac Rio e uma premiação de 30 mil reais para cada autor.
Os escritores premiados terão a oportunidade de participar de bate-papos e mesas-redondas em eventos culturais organizados pelo Sesc ao longo de 2027. As inscrições para o prêmio são gratuitas e devem ser efetuadas pelo site oficial do Sesc.
Segundo Leonardo Minervini, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, o prêmio desempenha um papel essencial na descoberta de novos talentos literários que, mesmo distantes dos grandes centros culturais, possuem obras de grande qualidade artística. “O Prêmio Sesc de Literatura cumpre o papel fundamental de identificar autores que, muitas vezes, mesmo fora dos grandes eixos de circulação, possuem obras de alto vigor artístico”.
O processo de seleção das obras é conduzido por comissões julgadoras, compostas por críticos literários, escritores e editores de diversas regiões do Brasil. A avaliação é feita sem que o júri conheça a identidade dos autores.
O resultado do concurso será anunciado em agosto, e os vencedores serão apresentados ao público em uma cerimônia com noite de autógrafos no final do ano. Após a publicação, os livros serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc em todo o país.
Criado em 2003, o prêmio já avaliou aproximadamente 24 mil originais e revelou 43 novos escritores ao mercado editorial. Em 2025, os ganhadores foram Marcus Groza, de São Paulo, com o romance "Goiás"; Leonardo Piana, de Minas Gerais, com o livro de poemas "Escalar Cansa"; e Abáz, da Bahia, com a coletânea de contos "Massaranduba".