Domingo, 03 de Agosto de 2025

Marina Silva Critica Plano de Licenciamento na Festa Literária de Paraty

Ministra do Meio Ambiente participa da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty e compartilha suas memórias de defesa da floresta

02/08/2025 às 20:45
Por: Redação

Ao participar da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, criticou o PL do Licenciamento e compartilhou memórias da sua trajetória em defesa da floresta.

Na noite desta sexta-feira (1°), a mesa O Lugar da Floresta deixou lotados os principais palcos da Flip. No Auditório da Matriz, a ministra foi recebida com longos aplausos pelo público em pé. No Auditório da Praça, onde houve transmissão ao vivo pelo telão, ela foi aplaudida diversas vezes durante sua participação.

O licenciamento ambiental é a principal vértebra da proteção ambiental no Brasil. A ministra lamenta que esteja sendo mutilado e desfigurado, como está sendo no PL [do Licenciamento], na forma como foi aprovado no Congresso.

A ministra defendeu que o desenvolvimento econômico do país pode acontecer sem a destruição dos biomas, citando diversos dados que comprovam essa afirmação.

Questionada sobre a influência da literatura em sua trajetória, Marina lembrou de sua avó: mulher analfabeta que tinha inteligência privilegiada, contou a ministra.

Segundo a ministra, a política vive atualmente um momento distópico no país.

Para a ministra, o multilateralismo tem que ser fortalecido durante a COP 30, além de um esforço para que as decisões pactuadas tenham credibilidade.

A ministra defende uma transição justa e planejada. E conclui que temos que planejar a mudança antes de sermos abruptamente mudados.